PORTO VELHO Tempo

YES, NÓS TEMOS BANANA! Veja os principais benefícios da fruta, que faz bem pra circulação e combate a depressão

Compartilhe no WhatsApp
O Brasil é o terceiro país que mais produz banana – atrás somente da Índia e do Equador.

A banana é uma das principais fontes de triptofano, um aminoácido essencial para a produção de serotonina (hormônio da felicidade). Por isso, seu consumo é associado ao aumento da sensação de bem-estar e à diminuição dos sintomas de estresse e de depressão

 A banana é uma das frutas mais comuns do mundo. Seu preço acessível e o sabor adocicado e simples é algo bem chamativo para seus consumidores, principalmente os brasileiros. No Brasil, estima-se que comemos 27 quilos cada de banana por ano – 16 vezes mais do que o consumo global comum. Além disso, é uma das frutas mais produzidas no mundo. No total, são cerca de 70 milhões de toneladas de banana cultivadas por ano mundialmente. O Brasil é o terceiro país que mais produz banana – atrás somente da Índia e do Equador.

No entanto, ao contrário do que muitos pensam, a fruta não é original de solos brasileiros. Por mais que alguns historiadores imaginem que algum tipo de banana fosse natural daqui, acredita-se que ela foi trazida pelos portugueses das índias. Felizmente a cultura da banana aceitou bem as condições climáticas e do solo brasileiros e, por isso, se encontra em praticamente todas as casas brasileiras.

Além de tudo isso, essa fruta é muito importante para a nossa saúde e cada tipo de banana tem seu sabor único. 

Comer banana faz bem para a saúde?

A resposta é sim. Assim como a maioria das frutas, a banana é bem completa em nutrientes. Obviamente não substitui outras frutas, mas é um ótimo alimento. O maior diferencial dela é o potássio, nutriente importante para a circulação do sangue e para um bom funcionamento dos músculos. Muitos procuram a banana por ela diminuir as cãibras musculares.

Outro nutriente interessante dessa fruta é o magnésio que completa as funções do potássio e também funciona como um componente energético da fruta. Ela também é uma ótima fonte de carboidratos e fibras que, respectivamente, fornecem energia para o corpo e regula o funcionamento do intestino.

Além disso, a banana é rica em vitaminas A, B1, B2 e C. No entanto, é bom tomar cuidado com a quantidade de açúcares que a fruta tem em seus componentes. A dosagem de açúcar pode variar de acordo com o tipo da fruta e o grau de amadurecimento dela – as verdes têm menos açúcares.

5 tipos mais populares de banana:

Banana-da-terra: A mais diferente entre elas. A banana-da-terra é geralmente a maior banana da lista. Como ela possui menos açúcar, é comum preparar pratos salgados com ela. Veja essa receita de moqueca de banana-da-terra.

Banana-nanica: O nome da banana se dá não pelo tamanho da fruta, e sim pela altura da bananeira – que é baixinha. Pelo contrário, a banana-nanica pode chegar até 24 cm de comprimento, além de que ela é bem doce e bem popular no Brasil.

Banana-ouro: Essa é a menorzinha da família e talvez a mais doce de todas. A banana-ouro é bem delicada e deve ser manuseada com cuidado para evitar machucados na fruta.

Banana-prata: Ela é a irmã do meio: nem muito doce, nem muito grande, apenas na média. Além disso, essa é a mais duradoura e pode ser consumida até 4 dias depois de amadurecer, o que facilita seu comércio e a sua conservação.

Banana-maçã: Graças ao seu cheiro que lembra a maçã, esse tipo de banana é bem docinho e tem um tamanho reduzido, bem parecida com a ouro. O diferencial dela é que ela é ótima para quem está com problemas de diarreia, além de ser indicada para bebês e idosos com intestino mais sensível.


Siga no Google News

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem