Dentre os diversos atendimentos realizados no primeiro dia do projeto MP Itinerante em Nova Califórnia, as Promotoras de Justiça Andréa Damasceno e Flávia Shimizu trataram de um caso de violência doméstica.
A pessoa atendida, uma mulher de 28 anos, afirmou que se separou do companheiro e vem recebendo ameaças por meio de mensagens de celular.
Imediatamente após a escuta humanizada, as integrantes do Ministério Público de Rondônia (MPRO) encaminharam a demanda virtualmente para a Sala Lilás da Instituição, especializada em atendimentos de violência de gênero, para que seja viabilzada a medida protetiva para a mulher.
Atendimento domiciliar — Em outra frente, servidores do MP fizeram uma visita à residência do seu Messias Mathias da Silva, a pedido da família dele.
Seu Messias, que era pescador, tem 60 (sessenta) anos e há dois sofreu um acidente de trabalho que o deixou sem possibilidade de andar. Ele e a esposa relataram aos servidores do MP a necessidade de obter auxílio-saúde, entre outras demandas.
Os servidores do MP registraram os relatos e providenciam os encaminhamentos necessários em diversas áreas.