PORTO VELHO Tempo

Fiscalização do Crea-RO após explosão em caldeira de Frigorífico em Porto Velho

Fiscalização do Crea-RO após explosão em caldeira de Frigorífico em Porto Velho
Compartilhe no WhatsApp


Na sequência da explosão de uma caldeira na unidade da empresa JBS em Porto Velho, na última terça-feira (09/01), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (Crea-RO) realizou uma inspeção no local. A caldeira, utilizada para aquecer água na remoção de gordura das carnes, explodiu, mas felizmente, não houve vítimas, pois não havia trabalhadores próximos.

Durante a inspeção, os fiscais do Crea constataram a ausência dos técnicos no local, apesar do registro em dia da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) referente à caldeira. O engenheiro responsável reside em Goiânia e não estava presente no momento da explosão.

Leandro Topan, gerente de fiscalização do Crea Rondônia, ressaltou a vigilância constante para coibir o exercício ilegal da profissão e prevenir acidentes. O presidente do Crea-RO, Edison Rigoli, informou que, apesar da existência da ART, o local estava sem um profissional acompanhando no momento do acidente.

O presidente do CREA destaca a importância da fiscalização rigorosa em equipamentos como a caldeira, enfatizando a necessidade de inspeções periódicas e manutenções preventivas. Ele ressalta a atuação dos fiscais verificando registros, como o livro de ocorrências, e avaliando o comportamento do profissional responsável, observando possíveis infrações às normativas do Crea. “A situação evidencia a relevância de cuidados técnicos em equipamentos pressurizados para evitar acidentes que possam causar danos patrimoniais e, principalmente, riscos às vidas”, concluiu.








Siga no Google News

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem