Representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (Crea-RO) marcaram presença na reunião voltada para discutir o crescimento do setor industrial na região. O encontro mostrou o avanço econômico do Estado, especialmente com a instalação de novas indústrias, como a recente fábrica de fertilizantes.
Coord. geral Crea-RO Siguimar da Cruz e Ger. fiscalização Leandro Topan |
O investimento industrial em Porto Velho está ganhando destaque, impulsionando a economia local e atraindo atenção não só regional, mas também nacional. O Governo de Rondônia tem desempenhado um papel fundamental ao conceder incentivos fiscais a projetos aprovados pelo Conselho de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Conder), integrado à estrutura da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec).
O coordenador geral do Crea-RO, Siguimar da Cruz, enfatizou a importância desse investimento para o agronegócio do estado, destacando os benefícios que ele traz para a agricultura local e para a economia como um todo. “A agricultura e o agronegócio no Estado só tem a agradecer esse investimento alto. Esse grupo forte na área da agricultura do Brasil e não porque dizer do mundo”, declarou da Cruz.
A fábrica de fertilizantes, foi contemplada com um incentivo tributário de 85% sobre o crédito presumido do ICMS, e já está em plena operação e tem capacidade para produzir 40 mil toneladas, com planos de expansão futura.
Apesar da produção significativa, os representantes da indústria esclareceram que grande parte da matéria-prima utilizada é adquirida fora do estado, inclusive no exterior. No entanto, a empresa reforçou o compromisso de destinar 80% da produção para Rondônia, contribuindo assim para o desenvolvimento local.